Na vida existe um movimento natural que vai nos conduzindo, apresentando situações que muitas vezes entendemos como problema. E por vezes ficamos presos nesses problemas tentando de várias maneiras encontrar uma solução que traga o resultado esperado por nós, que traga alívio às nossas angústias e satisfaça nossos desejos.
Como lidar com nossos problemas?
O que fazer com situações desafiadoras que nos paralisam?
Dentro do taoísmo temos o conceito de wuwei diz da não-ação ou não-interferência. Esse conceito, de profunda sabedoria universal, aplicado ao cotidiano nos traz uma nova maneira de ser e viver a vida em tempos acelerados que às vezes nos atropela.
Esse conceito nos inspira e traz CONFIANÇA ilimitada, pois na essência desse saber temos a harmonia com o fluxo natural da vida e do universo assim como a água em seu caminhar.
No universo tudo tende a harmonia e a se resolver da melhor forma possível, visto que há uma ordem intrínseca que rege o todo – o que está além do nosso querer. Olhar pro mundo com esse olhar é um estado de aceitação do mundo tal qual ele se mostra.
A não-ação (wuwei) nos conduz a sabedoria não ir contra a correnteza, de saber navegar por ela, de não se opor, mas ter aceitação incondicional em que o sábio persevera em seu silêncio impassível.
Resolvendo os problemas cotidianos
Wuwei nos ensina a arte mágica do soltar e navegar no mar da incerteza que a mente condicionada não compreende como a melhor forma de resolver um problema. Em nosso dia a dia nos deparamos com adversidades que podem se tornar obstáculos quando nos opomos a fatos imutáveis e isso pode gerar desconforto e até mesmo um desequilíbrio em nossa saúde mental. Resolver esses problemas cotidianos é um chamado para acessarmos uma força interna que todos temos.
É um alinhamento entre emoção e razão (yin yang), uma sincronia perfeita que nos liberta para manifestar nossa essência no mundo.
Diante este princípio ficamos em estado de entrega e atentos aos movimentos que o tempo e a vida solicitam em seus ciclos ad continuum (yin-yang).
Seguindo a via sagrada do TAO vivenciando sua sabedoria milenar aplicada ao nosso cotidiano transformamos os problemas em oportunidades, confiando sempre nas leis da natureza que são imutáveis e nos encaminha para a verdade.